Pelo menos 30 pessoas morreram neste domingo e outras 60 ficaram feridas após a explosão de mais um caminhão-bomba. O ataque ocorreu em frente à sede de um partido político curdo na cidade de Makhmur, no norte do Iraque, informaram fontes policiais.
Segundo estas fontes, um suicida explodiu o veículo quando dezenas de membros do Partido Democrático do Curdistão (KDP) estavam reunidos em sua sede desta cidade próxima a Erbil, a capital curda. O KDP é liderado pelo presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani.
O comandante Salem al-Jabouri, chefe de Polícia de uma zona próxima a Makhmur, disse que algumas das vítimas estão em estado muito grave, por isso é possível que o número de mortos aumente.
Além disso, a sede do KDP e outros edifícios próximos ficaram muito danificados, assim como muitos veículos estacionados nas imediações.
Segundo as fontes, as ambulâncias levaram as vítimas para diferentes hospitais na província de Erbil.
O território do Curdistão, conhecido pela aparente tranqüilidade, registrou nas últimas semanas a violência sectária que castiga o Iraque.
Na quarta-feira passada, a explosão de um caminhão-bomba com 800 quilos de TNT na cidade de Erbil matou 20 pessoas e feriu outras 70.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia