Nova Iorque - Com arrecadação recorde e à frente nas pesquisas, a campanha do candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, tem superado a do rival republicano, John McCain, em número de comerciais de tevê em proporção de mais de 160 para 1, neste mês, em alguns dos locais mais críticos para a vitória nesta eleição.
Apenas no mercado publicitário da capital, Washington D.C., foram veiculados 1.342 comerciais pela equipe de Obama nas três últimas semanas. No mesmo período, McCain levou ao ar 8. Os dados são do centro de mídia Nielsen Company.
Outro grupo de pesquisa, o Projeto de Propaganda da Universidade do Wisconsin, diz que entre 28 de setembro e 4 de outubro, os gastos de Obama com tevê foram o triplo dos de McCain na Flórida, o dobro em New Hampshire e oito vezes na Carolina do Norte.
Até a semana passada, o democrata havia gasto aproximadamente US$ 195 milhões em comerciais incluindo a temporada de prévias partidárias, contra US$ 99 milhões de McCain e o Comitê Nacional Republicano. Os dados são do grupo Competitive Media Analysis (CMAG). "Desde a Convenção Democrata, ambas as campanhas vêm aumentando o ritmo de gastos, diz Jacob Neiheisel, vice-diretor do projeto de Wisconsin.
Em Washington, o gasto semanal médio com tevê do democrata passou de US$ 700 mil para US$ 2 milhões. No total do estado de Virgínia, Obama gastou US$ 13 milhões desde junho, ante US$ 5,5 milhões de McCain, segundo o CMAG.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano