Paris A campanha presidencial francesa entrou na fase final ontem, com o início de uma série de programas eleitorais cuidadosamente gravados pelos candidatos e exibidos na televisão, duas semanas antes da realização do primeiro turno.
A autoridade audiovisual da França deu a cada candidato 45 minutos no ar nos canais públicos até 20 de abril dois dias antes do primeiro turno, quando todos os candidatos precisarão interromper as campanhas e nenhuma pesquisa de opinião poderá ser publicada.
As mais recentes pesquisas de intenção de voto mostram Nicolas Sarkozy, candidato do governista Partido Conservador, como o líder para o pleito de 22 de abril, seguido pela socialista Ségolène Royal. François Bayrou, um candidato de centro que pretende ser a ponte entre a esquerda e a direita, está em terceiro lugar.
As pesquisas sugerem que, além dos três, apenas o nacionalista de extrema-direita Jean-Marie Le Pen aparece com chances de chegar ao segundo turno, que acontecerá no dia 6 de maio.
Nas próximas semanas, os candidatos caçarão os votos dos muitos eleitores indecisos, que estão incertos sobre o que desejam para a França. Outra pesquisa publicada no domingo indica que 42% dos eleitores franceses ainda não escolheram candidato.
Cada candidato terá tempo igual de campanha: um programa menor com um minuto, outro com 2 minutos e meio e um terceiro com cinco minutos e trinta segundos.