Os curadores de um memorial alemão do Holocausto rejeitaram um pedido dos produtores de um filme que terá a atriz Nicole Kidman para gravar cenas no local, afirmou um porta-voz do memorial nesta quinta-feira.
Horst Seferens, porta-voz do campo de concentração Sachsenhausen (ao norte de Berlim), disse que os produtores do filme "The Reader" escreveram um email perguntando se poderiam usar o campo para filmar uma cena importante da história.
Mas o pedido foi recusado -- como são todos os pedidos desse tipo. Apenas documentaristas recebem permissão para trabalhar no local, que é hoje um memorial dedicado aos milhões de judeus mortos no Holocausto, afirmou Seferens.
"Os antigos campos de concentração são cemitérios", disse. "Não é apropriado usá-los como sets de filmagem."
"The Reader", baseado no best-seller homônimo de Bernhard Schlink, de 1995, conta a história de um jovem que se apaixona por uma mulher mais velha. Essa mulher, conforme acaba descobrindo o rapaz, trabalhou como guarda de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Dirigido por Stephen Daldry e contando também com a participação do ator britânico Ralph Fiennes, o filme tem lançamento previsto para 2010.
No passado, outros produtores tentaram obter permissão para filmar no local, mas todos os pedidos foram rejeitados, disse o porta-voz, confirmando uma notícia divulgada pelo jornal Berliner Zeitung sobre a requisição feita pelos envolvidos com o projeto de "The Reader."
"Explicamos nossos motivos para negar o pedido sem fornecer muitos detalhes. A equipe de filmagem parece ter sido bastante compreensiva", disse.
O estúdio Babelsberg, co-produtor do filme, não quis se manifestar sobre o caso, pedindo que as questões fossem encaminhadas a uma porta-voz, Sue Watkins. Watkins confirmou que o pedido havia sido feito, mas disse que locações alternativas já tinham sido encontradas.
Tom Cruise, ex-marido de Nicole Kidman, trabalha atualmente em Berlim rodando um filme sobre um plano malsucedido para assassinar Hitler. Os produtores do filme "Valkyrie" requisitaram autorização para rodar em Bendlerblock, o memorial do Ministério de Defesa onde alguns dos conspiradores acabaram sendo executados.
Inicialmente, o governo alemão rejeitou o pedido, em parte devido a temores de que a equipe de filmagem danificasse o local. Mas acabou voltando atrás nessa decisão. Cruise gerou polêmica na Alemanha devido a sua filiação à Cientologia, que não é reconhecida como religião no país europeu.