As autoridades canadenses anunciaram neste domingo que os testes realizados em uma pessoa hospitalizada nas cercanias de Toronto com sintomas similares aos de ebola deram negativo para a doença.
"Posso confirmar que um recente caso deu negativo à doença do vírus do ebola", disse em comunicado o ministro da Saúde da província de Ontário, Eric Hoskins.
O paciente chegou na sexta-feira ao Canadá procedente da Nigéria com febre, dores de cabeça, dores musculares e mal-estar geral, sintomas que são similares aos do ebola.
O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, foi isolado imediatamente após sua chegada no Hospital Cívico de Brampton, a cerca de 40 quilômetros de Toronto.
Surto de Sars
Em 2003, o Canadá sofreu um grave surto da chamada Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, por sua sigla em inglês), uma doença infecciosa que se originou na Ásia mas que se estendeu rapidamente por vários continentes.
Um total de 44 pessoas faleceram no Canadá em consequência da doença. O Canadá foi o único país fora da Ásia onde ocorreram mortes em consequência do Sars e o segundo país depois da China com mais vítimas mortais.
Após o surto de Sars, as autoridades sanitárias canadenses iniciaram uma série de protocolos nos pontos de entrada ao país e no sistema hospitalar para tentar evitar casos similares.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura