Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, busca na diplomacia a resolução do fluxo migratório na fronteira entre EUA e Canadá| Foto: EFE/Mariscal
Ouça este conteúdo

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse nesta quarta-feira (22) que Ottawa e Washington negociam para conter o fluxo de solicitantes de asilo procedentes dos Estados Unidos para o Canadá,

CARREGANDO :)

Centenas de pessoas cruzam irregularmente a fronteira pela passagem de Roxham Road, na província do Quebec, todos os meses para procurar refúgio no Canadá, e Trudeau rejeitou os apelos das autoridades locais e da oposição conservadora para bloquear esse local.

O premiê considerou "simplista" a ideia do líder da oposição, o conservador Pierre Poilievre, de criar barricadas para bloquear a passagem.

Publicidade

"Se alguém quer realmente resolver o problema, tem de arregaçar as mangas e começar a trabalhar, que é o que estamos fazendo", acrescentou.

Em 2022, cerca de 40 mil pessoas atravessaram irregularmente dos EUA para o Canadá por Roxham Road para solicitar refúgio. O ritmo de chegada a Roxham Road se acelerou nos últimos meses desde que a cidade de Nova York começou a pagar passagens de ônibus para os refugiados viajarem até a fronteira.

Na terça-feira (22), o governo do Quebec disse que o afluxo irregular de milhares de solicitantes de asilo está causando uma crise e que a província não pode sustentar os recém-chegados.

O primeiro-ministro do Quebec, François Legault, também acusou Trudeau de causar a crise, convidando pessoas de todo o mundo que fogem de conflitos e perseguições a buscar refúgio no país em 2017.