Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acusações de fraude

Canadá liberta diretora da Huawei após acordo com os Estados Unidos

Ministério da Justiça canadense alfinetou China após libertação de Meng Wanzhou (Foto: EFE/EPA/BOB FRID)

Ouça este conteúdo

O Canadá libertou nesta sexta-feira (24) a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, após ela chegar a um acordo com autoridades dos Estados Unidos para suspender a acusação de fraude da qual tanto a executiva como a empresa chinesa são alvos. O governo canadense explicou em comunicado que, após o acordo entre Meng e o Departamento de Justiça dos EUA, terminou o processo de extradição da executiva chinesa, que foi presa no Canadá em 1º de dezembro de 2018, e assim ela pode deixar o país.

O comunicado foi divulgado logo após os EUA terem informado o Canadá de que haviam retirado seu pedido de extradição contra Meng. A juíza Heather Holmes, da Suprema Corte da província canadense da Columbia Britânica, assinou então uma ordem para encerrar o processo.

As autoridades canadenses também usaram a libertação de Meng como uma crítica ao sistema judicial chinês, que no início deste ano condenou dois cidadãos canadenses, Michael Kovrig e Michael Spavor, por espionagem. Os dois foram detidos pelas autoridades chinesas imediatamente após a prisão de Meng em Vancouver, o que foi interpretado pelos analistas como uma clara retaliação.

Spavor, um empresário especializado em comércio com a Coreia do Norte, foi condenado em agosto a 11 anos de prisão. A sentença de Kovrig ainda não foi divulgada. O Ministério da Justiça observou que “o Canadá é um país onde impera a lei”. “Meng Wanzhou tinha direito a um julgamento em tribunal, de acordo com a lei canadense. Isso mostra a independência do sistema judiciário do Canadá”, acrescentou a nota.

A libertação de Meng agora abre a porta para a China entregar Spavor e Kovrig ao Canadá, embora o acordo entre a executiva da Huawei e os EUA não mencione os dois canadenses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.