Um canadense sofreu graves queimaduras enquanto praticava exercícios na chuva com o seu iPod no ouvido, relatou uma reportagem publicada pelo periódico "New England Journal of Medicine" (NEJM).
O esportista, de 37 anos, ouvia seu acervo de músicas do popular iPod enquanto corria, quando um raio atingiu uma árvore que estava a menos de três metros de distância. O homem sofreu graves queimaduras no peito, nos ouvidos e na mandíbula devido ao metal presente nos fones de ouvido do player da Apple, afirmaram os médicos do Hospital Geral de Vancouver, no Canadá, em carta enviada ao NEJM ( http://content.nejm.org )
- Embora o uso de um artigo como o iPod não aumente as possibilidades de ser ferido por um raio, neste caso a combinação de suor e os fones de metal atraíram a corrente em direção à cabeça do paciente - disseram os doutores Eric Heffernan, Peter Munk e Luck Louis.
Este risco existe com qualquer tipo de fone, afirmaram os médicos, e não só com relação aos iPods.
Não é a primeira vez que iPods e players de música e de vídeo viram notícia. Somente nos Estados Unidos pelo menos 13 pessoas foram vítima deste tipo de incidente desde 2004. Em meados de 2006, Jason Bunch, um adolescente de 17 anos do Colorado, nos EUA, sofreu queimaduras similares no rosto quando um raio caio próximo ao local em que estava enquanto usava seu iPod. Michael Utley, a primeira vítima nos EUA, em 2004, mantém desde então um site na internet que reúne informações e dicas de como evitar tempestades e tormentas elétricas ( www.struckbylightning.org ).