O canal árabe de TV Middle East Broadcasting Center (MBC) divulgou que o sinal de sua afiliada no Egito foi deliberadamente bloqueado durante a exibição do principal programa satírico do país, nesta sexta-feira (7) à noite.
Mazen Hayek, porta-voz da canal, afirmou que pequenos transmissores de satélite em dois locais do Cairo foram os responsáveis pela interrupção da transmissão do show do humorista Bassem Youssef.
A imagem ficou congelada e saiu do ar por alguns minutos várias vezes durante a exibição. No programa, Youssef zombou personalidades da mídia e políticos que argumentam que os egípcios não estão prontos para a democracia.
O canal afirma, em comunicado, que o bloqueio em sua filial egípcia também afetou outros canais e foi relatado a partir de muitos pontos em todo o mundo árabe.
Hayek afirma que o bloqueio é uma "forma de terrorismo", mas admite que ainda não é possível identificar quem arquitetou o ato.
Chamado de "Jon Stewart do Egito", o humorista Bassem Youssef vive em atritos com as autoridades de seu país.
No ano passado, recebeu uma ordem de prisão, acusado de insultar o então presidente do país, Mohamed Mursi, e o islã. Ele foi solto após pagar fiança de 15 mil libras egípcias (cerca de US$ 2.200). Em novembro, seu programa de TV, então exibido pelo canal CBC, foi tirado do ar.
O programa de Youssef começou a ser transmitido pela MBC em fevereiro.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia