A empresa de televisão por assinatura sul-africana DSTV transmitiu por engano, em seu canal Universal Channel, um obituário de Nelson Mandela, causando pânico nos espectadores de todos o país. "Em memória a Madiba 1918-2013" foi exibido pelo canal na noite de terça-feira - e foi alvo de muitas críticas no Twitter.

CARREGANDO :)

Após a exibição, a Presidência da República e a Fundação Mandela entraram em contato com os diretores do canal, e classificaram o incidente como "inoportuno e pouco sensível com a família" do líder sul-africano, internado desde o último dia 27 de março. Os diretores se desculparam explicando que houve um "erro técnico".

"Como qualquer emissora internacional, a Universal Networks mantém obituários prontos para cada estadista importante do mundo. A Universal Channel oferece um pedido de desculpas sincero e sentido pela veiculação do programa de Nelson Mandela, devido a um erro técnico de nossa equipe".

Publicidade

O porta-voz da presidência, Mac Maharaj, afirmou que apesar do erro infeliz, o canal foi rápido em pedir desculpas pelo equívoco. "Aceitamos que erros acontecem e não prevejo que isso tenha causado qualquer dano irreparável", afirmou.

Mandela está internado e seu quadro de saúde apresentou melhoras nos últimos dias.