Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Canção antinazismo de 1993 volta às paradas alemãs em apoio aos refugiados

Uma canção antinazismo de 1993 voltou às paradas alemãs em pleno 2015. Manifesto contra o extremismo, “Schrei Nach Liebe” (“Grito por Amor”, em uma tradução livre), da banda Die Ärzte, traça paralelos entre o cenário do país na década de 90 e a xenofobia de parte da população atual contra os refugiados que buscam asilo.

De acordo com o jornal britânico “The Independent”, a iniciativa de dar novo fôlego à canção surgiu com o professor de música Gerhard Torges. Usando as redes sociais, ele incitou seus seguidores a baixarem e compartilharem a música como apoio a essa população marginalizada. Dentro de alguns dias, ela conquistou a liderança na Amazon, Google Play e iTunes Store.

“Sua violência é só um choro silencioso por amor/ Seus coturnos são um pedido por carinho/ Você nunca aprendeu a se expressar/ E seus pais nunca tiveram tempo para você”, canta a letra.

Críticos da campanha acusaram o grupo Die Ärzte de lucrar com o sofrimento alheio, críticas que rechaçam. “Nós certamente não queremos ganhar dinheiro com isso. Doaremos todo o lucro para a Pro Asyl [organização de auxílio aos refugiados]. Desejamos aos nazistas e seus simpatizantes um entretenimento ruim”, escreveu a banda em sua página oficial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.