O cantor britânico Joe Cocker morreu ontem aos 70 anos em decorrência de um câncer de pulmão, informou o agente dele, Barrie Marshall, à emissora BBC.
Cocker, de voz rouca e rasgada, ficou famoso pela versão da música With a Little Help From My Friends, dos Beatles, e pela participação no lendário festival de Woodstock, em 1969 (leia mais nesta página).
Nascido em Sheffield, na Inglaterra, alcançou em 1968 o número um nas listas de músicas mais tocadas com a canção composta por John Lennon e Paul McCartney para o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967) , e gravou depois sucessos como You Are So Beautiful (1975) e Up Where We Belong (1982).
Cocker morava há anos em um rancho no Colorado, nos Estados Unidos, com a segunda mulher, Pam.
O agente do músico, Barrie Marshall, afirmou à BBC que Cocker era "simplesmente único" e que "será impossível preencher o espaço" que deixa nos "corações" do público.
O ex-beatle Ringo Starr, que canta a versão original de With a Little Help From My Friends, também prestou homenagem ao músico, em nota que disse: "Adeus e que Deus abençoe Joe Cocker. De um de seus amigos. Paz e amor".
Cocker realizou durante 2013 uma extensa turnê pela Europa e tinha a intenção de fazer um show de despedida no próximo mês de junho em Hammersmith, no oeste de Londres.
O cantor lançou em 2012 o último álbum de estúdio, Fire It Up, o 22.º de uma carreira de quase meio século que decolou no fim da década de 1970.
Após chegar ao estrelato com a música dos Beatles, o inglês confirmou seu talento com o single You Are So Beautiful, gravado antes pelo americano Billy Preston (sem conseguir a mesma repercussão de Cocker).
No auge da carreira, um dueto com a cantora americana Jennifer Warnes, Up Where We Belong, tema principal do filme A Força do Destino (1982), rendeu a ele um prêmio Grammy.
"Foi, sem dúvida, a maior voz de rock e soul da história do Reino Unido", disse o agente Barry Marshall, que assegurou que o músico "foi o mesmo homem durante a vida toda". "Tinha talento verdadeiro, era uma autêntica estrela, mas ao mesmo tempo um homem amável e humilde que amava estar em cima do palco. Qualquer um que o tenha visto alguma vez ao vivo, jamais esquecerá."
Em 2007, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, entregou a ele a medalha de Oficial do Império Britânico por serviços prestados à música.