28 ao longo de 45 anos de carreira, Joe Cocker lançou 28 discos. No cinema, ficou famoso pela versão de "You Can Leave Your Hat On", de Randy Newman, no filme 9 ½ Semanas de Amor (1986).
Na intenet
Veja a histórica apresentação de Joe Cocker no Festival de Woodstock, em 1969, em https://www.youtube.com/watch?v=bRzKUVjHkGk
Comentário
Quando Woodstock viu "quatro enfartes"
Em 1969, o radialista e escritor norte-americano Peter Fornatale acompanhou os três dias do maior festival de que se tem notícia na Terra até hoje: a Feira de Arte e Música de Woodstock, que reuniu 400 mil pessoas em uma fazenda na cidadezinha de Bethel, em Nova York.
Um dos shows foi o de Joe Cocker, morto ontem, aos 70 anos. No livro Woodstock Quarenta Anos Depois (Agir), Fornatale descreve assim o que viu: "Joe Cocker deve ter tido uns quatro enfartes quando cantou With a Little Help From My Friends". Quatro ou mais. Cocker, nessa apresentação específica que acabou por marcar sua carreira começou no início da década de 1960 como crooner em pubs ingleses , redimensionou aquilo que deveria ser sinônimo de um bom show: a entrega do artista, sua evisceração natural no palco, por assim dizer. Algo cada vez mais raro num mundo em que o bom espetáculo, por vezes, é só o mais colorido ou o mais pirotécnico.
É de arrepiar: mesmo antes de soltar sua voz ao mesmo tempo rouca e mansa, Cocker fez air guitar e dançou descontroladamente, de olhos fechados, como se, naquele instante, fosse a própria música que interpretava. No meio de tudo, de improviso, soltou um grito tão forte que talvez tenha sido ouvido no Vietnã até a banda se surpreendeu.
Ao fim, parece que sua cabeça está prestes a sair do corpo, de tanto que balança. Uma das mais impressionantes apresentações da história do rock, simplesmente, foi o que fez o senhor Cocker naquele festival. E mais: cantando uma música dos Beatles (!) lançada dois anos antes.
A versão de estúdio que Cocker fez para "With a Little Help Frim My Friends" se tornou conhecida no Brasil devido ao seriado Anos Incríveis, exibido pela TV Cultura e pela Bandeirantes nos anos 1990.
E para além de suas "piras" sempre sinceras , Joe Cocker era um cara talentoso, tecnicamente acima da média e principalmente interessado. O dueto com Jennifer Warnes em "Up Where We Belong" e a versão definitiva de "You Are So Beautiful" ainda estão aí para provar. Sem Cocker, a música perde um fígado.
Cristiano Castilho, editor-assistente do Caderno G
O cantor britânico Joe Cocker morreu ontem aos 70 anos em decorrência de um câncer de pulmão, informou o agente dele, Barrie Marshall, à emissora BBC.
Cocker, de voz rouca e rasgada, ficou famoso pela versão da música With a Little Help From My Friends, dos Beatles, e pela participação no lendário festival de Woodstock, em 1969 (leia mais nesta página).
Nascido em Sheffield, na Inglaterra, alcançou em 1968 o número um nas listas de músicas mais tocadas com a canção composta por John Lennon e Paul McCartney para o álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967) , e gravou depois sucessos como You Are So Beautiful (1975) e Up Where We Belong (1982).
Cocker morava há anos em um rancho no Colorado, nos Estados Unidos, com a segunda mulher, Pam.
O agente do músico, Barrie Marshall, afirmou à BBC que Cocker era "simplesmente único" e que "será impossível preencher o espaço" que deixa nos "corações" do público.
O ex-beatle Ringo Starr, que canta a versão original de With a Little Help From My Friends, também prestou homenagem ao músico, em nota que disse: "Adeus e que Deus abençoe Joe Cocker. De um de seus amigos. Paz e amor".
Cocker realizou durante 2013 uma extensa turnê pela Europa e tinha a intenção de fazer um show de despedida no próximo mês de junho em Hammersmith, no oeste de Londres.
O cantor lançou em 2012 o último álbum de estúdio, Fire It Up, o 22.º de uma carreira de quase meio século que decolou no fim da década de 1970.
Após chegar ao estrelato com a música dos Beatles, o inglês confirmou seu talento com o single You Are So Beautiful, gravado antes pelo americano Billy Preston (sem conseguir a mesma repercussão de Cocker).
No auge da carreira, um dueto com a cantora americana Jennifer Warnes, Up Where We Belong, tema principal do filme A Força do Destino (1982), rendeu a ele um prêmio Grammy.
"Foi, sem dúvida, a maior voz de rock e soul da história do Reino Unido", disse o agente Barry Marshall, que assegurou que o músico "foi o mesmo homem durante a vida toda". "Tinha talento verdadeiro, era uma autêntica estrela, mas ao mesmo tempo um homem amável e humilde que amava estar em cima do palco. Qualquer um que o tenha visto alguma vez ao vivo, jamais esquecerá."
Em 2007, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, entregou a ele a medalha de Oficial do Império Britânico por serviços prestados à música.