Ouça este conteúdo
O ex-ministro da Economia e finalista à disputa ao cargo de premiê britânico, Rishi Sunak, critica o longo lockdown no Reino Unido durante a pandemia de coronavírus.
Em entrevista à revista Spectator, Sunak destacou que não pretende culpar a população, mas acredita que uma série de erros foram cometidos pelos ministros durante a pandemia.
De acordo com ele, o governo não recebeu informações suficientes para examinar a análise produzida pelo Grupo Científico Consultivo para Emergências - composto por especialistas independentes que assessoram o governo.
Sunak reforçou que mais discussões sobre as "compensações" dos bloqueios poderiam tê-los tornado "mais curtos" e "diferentes".
Esta não é a primeira vez que Rishi Sunak expressou preocupação com o manejo da pandemia por seu próprio governo. No início da campanha de liderança, ele disse que voou de volta da Califórnia quando a variante Ômicron estava se espalhando rapidamente para impedir mais um lockdown no Reino Unido.
Desta vez, ele vai mais longe e denuncia a abordagem do governo, que, segundo ele, usou uma "narrativa do medo".
A eleição para o substituto de Boris Johnson, cargo que Sunak disputa com a atual ministra de Relações Exteriores, Lizz Truss, acontece no próximo dia 5.