O presidente e candidato à reeleição na Turquia, Recep Erdogan, distribuiu notas de dinheiro a apoiadores que aguardavam na fila para votar no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (28). Após cumprimentar as pessoas, Erdogan distribuiu a elas notas de 200 liras turcas, o equivalente a R$ 50.
Erdogan está no poder há 20 anos e tem como adversário o líder oposicionista Kemal Kilicdaroglu. Mais de cinquenta e cinco milhões de cidadãos turcos votaram no primeiro turno das eleições presidenciais, um comparecimento eleitoral de quase 87%, índice similar ao do último pleito turco. Dos presentes, 49,5% deles votaram em Recep Erdogan, que governa a Turquia desde 2003, seja como primeiro-ministro, seja como presidente, um período marcado pela deterioração democrática da Turquia.
Com cerca de 250 mil votos a mais Erdogan teria sido eleito em primeiro turno. Kemal Kilicdaroglu, liderando uma frente ampla que une vinte e quatro partidos, incluindo três dos cinco maiores no parlamento, ficou com 44,8% dos votos. Na Turquia, a maioria do voto das principais zonas urbanas, como Istambul e Ancara, foi para o candidato da oposição, assim como o voto no sudeste do país, região com maior concentração curda, minoria muitas vezes eleita “inimiga nacional” por Erdogan.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara