O ex-general Subianto Prabowo apresentou nesta sexta-feira (25) um recurso no Tribunal Constitucional da Indonésia para impugnar o resultado das eleições presidenciais do último dia 9 de julho, nas quais saiu derrotado por Joko Widodo, informou a comissão eleitoral do país.
A equipe de advogados de Prabowo apresentou o recurso minutos antes que vencesse o prazo de três dias que dispunha desde o anúncio oficial do resultado.
No documento, Prabowo argumenta que fraudes foram registradas em 52 mil colégios eleitorais do país e, por isso, mais de 21 milhões de votos teriam sido afetados.
Uma comissão de juízes do Constitucional, formada por nove magistrados, começará a analisar o caso no próximo dia 6 de agosto e, na sequência, terá 14 dias laborais para ditar uma sentença a respeito.
Na última terça-feira, a Comissão Eleitoral anunciou Joko Widodo, candidato do Partido Democrático da Indonésia para a Luta (PDI-P), como vencedor das eleições presidenciais com 53,15% dos votos válidos emitidos, enquanto Prabowo teria alcançado 46,85%.
Está previsto que Widodo, quem terá que renunciar ao seu atual cargo de governador de Jacarta, seja investido como presidente no próximo dia 20 de outubro.
Essa é a terceira eleição que os indonésios escolheram seu chefe de Estado através de voto direto na história do país, a qual contou com a participação de 70.59%, um número inferior aos 72,24% do pleito de 2009.