Juan Manuel Santos está na liderança para a presidência da Colômbia segundo uma pesquisa recente para o segundo turno da eleição, marcado para 20 de junho. Segundo o levantamento, ele tem 66,5% das intenções de voto contra 27,4% de Antanas Mockus.
Santos, ex-ministro da Defesa e herdeiro político de Alvaro Uribe, está agora numa posição favorável para conquistar a presidência, segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Gallup Colômbia entre sábado e segunda-feira, para a qual foram entrevistadas 1.200 pessoas em todo o país.
No primeiro turno, realizado em 30 de maio, Santos obteve 46,6% dos votos e Mockus ficou em segundo com 21,5%.
O resultado surpreendeu os analistas e muitos eleitores e pesquisadores, que tiveram de interromper a publicação de pesquisas uma semana antes do pleito e haviam previsto um virtual empate entre os dois principais candidatos.
Desde a eleição, Santo assegurou o apoio do partido conservador, o partido que tem a terceira maior representação no Congresso Colombiano, e de German Vargas Lleras, que foi o terceiro colocado no primeiro turno.
Como herdeiro de Uribe, Santos prometeu continuar as políticas do presidente, favoráveis ao mercado e de luta contra a guerrilha. Uribe não endossou formalmente Santos, mas criticou Mockus publicamente.
Mockus enfatiza a ética e a honestidade na política e foi um popular prefeito de Bogotá. Ele também promete manter muitas das políticas de Uribe.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião