Ouça este conteúdo
O candidato peronista à prefeitura de Buenos Aires, Leandro Santoro, desistiu de disputar o segundo turno para evitar uma aliança na capital entre as coalizões A Liberdade Avança, do candidato libertário à presidência Javier Milei, e Juntos pela Mudança, do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019).
Dessa forma, Jorge Macri, primo do ex-presidente, será o novo prefeito portenho. A Juntos pela Mudança já governa a cidade de Buenos Aires, com Horacio Larreta.
No primeiro turno, realizado no domingo (22), Macri teve 49,61% dos votos, e Santoro, 32,20%. Em comunicado divulgado nas redes sociais, o peronista afirmou que “uma leitura realista do resultado eleitoral, somada ao apoio explícito de Javier Milei a Jorge Macri [no segundo turno], dá-nos a orientação de que seria insensato forçar um segundo turno”.
Segundo o jornal Clarín, Santoro desistiu da campanha a pedido de Sergio Massa, candidato peronista à presidência que disputará em novembro o segundo turno com Milei.
O receio de Massa, atual ministro da Economia, era que uma aliança em Buenos Aires da Juntos pela Mudança com a Liberdade Avança, cujo candidato à prefeitura foi Ramiro Marra (terceiro colocado, com 13,89% dos votos), criaria uma parceria da direita na capital que atrapalharia o peronista na busca por votos da população portenha.
A candidata da Juntos pela Mudança à presidência, Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar no domingo, descartou apoiar Massa no segundo turno, mas não declarou endosso a Milei.