Finalmente os passageiros do navio Carnival Triumph, que é da mesma empresa do Costa Concórdia, que naufragou na Itália, puderam desembarcar após um incêndio na casa de máquinas do navio no domingo (10)| Foto: REUTERS/ Lyle Ratliff

Milhares de passageiros que passaram cinco dias retidos em um navio de cruzeiro fedorento no Golfo do México foram para casa nesta sexta-feira (15) de avião, ônibus ou carro e aproveitaram a chance para tomar banho quente e usar banheiros em pleno funcionamento após finalmente voltarem ao continente.

CARREGANDO :)

"Eu dormi um pouco. Tomei um banho. Um lavabo funcionando foi muito bom", disse Nancy Petrone, de 58 anos, que estava indo para o sul da Califórnia, depois de passar a noite em Mobile, no Alabama, para onde rebocadores levaram o navio Triumph.

Levou várias horas para mais de 3.000 turistas desembarcarem após a chegada na noite de quinta-feira. Alguns viajantes beijaram o chão quando saíram e outros desembarcaram vestindo roupas de banho brancas do navio, parte souvenir e parte proteção contra o ar frio da noite.

Publicidade

Cerca de 100 ônibus esperaram para transportar passageiros na viagem de sete horas para Galveston, no Texas, enquanto outros ônibus partiram para viagens curtas a Nova Orleans ou hotéis em Mobile.

Autoridades da Carnival disseram que o navio Triumph, que entrou em serviço em 1999, deverá ser rebocado nesta sexta-feira a um estaleiro móvel para avaliação dos danos.

A embarcação de 272 metros estava voltando para Galveston vindo de Cozumel, no México, no terceiro dia de um cruzeiro de quatro dias, quando um incêndio na casa de máquinas cortou a energia e o encanamento na maior parte do navio no domingo.

Passageiros descreveram um fedor insuportável em partes do navio e se queixaram com parentes e meios de comunicação via celular que os banheiros e os canos haviam transbordado, inundando muitas cabines e corredores com água de esgoto.

A saga, que recebeu ampla cobertura da mídia nos Estados Unidos, foi o mais recente desastre para a gigante de cruzeiros de luxo Carnival Corp. No ano passado, seu navio de luxo Costa Concordia encalhou e naufragou na costa da Itália, matando 32 pessoas.

Publicidade

A Carnival disse que os passageiros serão reembolsados ​​na totalidade. Além das despesas com transporte, receberão um crédito para um cruzeiro futuro no valor igual ao pago para essa viagem e um pagamento adicional de 500 dólares por pessoa para ajudar a compensar a experiência ruim.