Teotihuacan, que já foi o centro de um vasto império pré-hispânico no México, vai se tornar uma plataforma de lançamento de uma tentativa de comunicação com vida extraterrestre. A partir desta terça-feira, entusiastas do mundo inteiro terão a chance de apresentar textos, imagens, vídeos e sons que reflitam a natureza humana para que possam ser incluídos na mensagem.
Essas contribuições partem do projeto Time Capsule (cápsula do tempo), da empresa de mídia Yahoo e serão digitalizadas e transmitidas a laser para o espaço no dia 25 de outubro, a partir da Pirâmide do Sol, em Teotihuacan, uma localidade arqueológica perto da Cidade do México.
Arqueólogos dizem que uma sociedade baseada em Teotihuacan, conhecida como a Cidade dos Deuses, dominou a Mesoamérica durante centenas de anos, no primeiro milênio. Não se sabe ao certo o que levou ao colapso da civilização.
- Temos essa localidade arqueológica incrível e, a partir dessa localidade, podemos projetar conteúdo contemporâneo - disse Srinija Srinivasan, editor-chefe do Yahoo. - A novidade é a capacidade de capturar essas informações em tal escala.
Nos anos 1970, o astrônomo Carl Sagan compilou gravações de sons e imagens, incluindo uma banda mariachi e saudações no antigo idioma sumério, para retratar a diversidade da vida e da cultura na Terra.
Sua gravação foi enviada na sonda Voyager, na esperança de que formas de vida extraterrestre poderiam eventualmente encontrá-la.