A Polícia colombiana anunciou nesta terça-feira a captura, em Medellín, do chefe da 23º frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Olimpo de Jesús Meneses Guzmán, conhecido como "Rigo" ou "El Chivo".
A detenção, efetuada na segunda-feira, aconteceu no bairro de Belém Rincón, no oeste de Medellín, capital do departamento de Antioquia, 440 quilômetros ao noroeste de Bogotá.
Meneses, segundo o comandante da Polícia Metropolitana de Medellín, o general Orlando Páez, é acusado de seqüestro, extorsão e vários atentados terroristas contra a população civil.
O guerrilheiro já era procurado pela Justiça pelo delito de rebelião.
Segundo a fonte, "El Chivo" pertenceu inicialmente à 4ª frente das Farc do bloco de Magdalena Medio, que opera nos municípios de Segóvia, Remedios, Vegachí, Maceo, Yalí e Yondó, em Antioquia.
Desde 1999, comandava o grupo "Francisco Estrada", da 23ª frente das Farc, que atua nos departamentos de Santander e Boyacá. No fim de 2000 assumiu a chefia da "Unidade Sul" e se transformou no principal líder da 23ª frente.
Segundo o chefe policial, Meneses foi ferido em uma troca de tiros com a polícia e se estava em Medellín buscando assistência médica para curar.