Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comportamento

Cara de medo provoca reação mais rápida, mostra pesquisa

Nova Iorque – Uma cara de medo irá atrair mais a atenção dos que estão ao seu redor do que um sorriso, de acordo com uma pesquisa norte-americana publicada no jornal acadêmico "Emotion". O estudo é dos pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tennessee.

Acredita-se que o cérebro se desenvolveu para responder mais rapidamente a situações potencialmente ameaçadoras.

O cérebro reage com rapidez a todas as expressões faciais — a uma velocidade de menos de 40 milésimos de segundo. Por isso, para identificar quais emoções provocam uma reação mais rápida, os pesquisadores tiveram de reduzir a velocidade na qual os voluntários percebiam as expressões faciais.

Os voluntários olharam através de visor que proporcionava, em flashes, a imagem de um motivo em branco e preto em movimento para um olho e a imagem de um rosto estático para o outro olho. A imagem em flashes tinha o objetivo de reduzir a velocidade na qual o indivíduo notava o rosto.

Os participantes perceberam a expressão de medo mais rapidamente do que as expressões de felicidade ou neutralidade.

David Zald, professor de psicologia da Universidade de Vanderbilt, disse que o cérebro reage a rostos felizes lentamente porque detecta segurança.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.