MADRI - Um carro-bomba explodiu em um parque industrial na região central da Espanha na noite deste sábado. A explosão após um alerta feito em nome do grupo separatista basco ETA, afirmou a mídia local. Autoridades não puderam ser contatadas imediatamente para comentarem o assunto, mas a agência de notícias espanhola Europa Press informou que a explosão não deixou feridos.
A explosão ocorreu após uma ligação telefônica de alerta feita em nome do ETA, tática geralmente usada pelo grupo militante.
Se confirmada, será a primeira bomba detonada pelo ETA desde julho, o que pode gerar dúvidas sobre crescentes esperanças de paz na Espanha.
O ETA não promoveu em agosto deste ano uma campanha de atentados à bomba contra resorts turísticos, o que levou jornais a especularem que uma trégua estava próxima de ser atingida.
A explosão deste sábado ocorreu perto da pequena cidade de Berrocalejo de Aragona, poucos quilômetros distante da histórica Avila, a oeste de Madri.
Informações da imprensa local afirmam que há uma academia de polícia na região, que foi isolada por autoridades após a explosão.
O ETA matou quase 850 pessoas desde 1968, em uma campanha de atentados para pressionar pela criação de um Estado basco independente ao norte da Espanha e sudoeste da França.
Deixe sua opinião