Um soldado afegão morreu e outros três ficaram feridos na explosão de um carro-bomba perto do edifício onde se realizará a Loya Jirga (Grande Assembleia) em Cabul, informou uma fonte oficial.
O atentado ocorreu às 15h locais (8h30 de Brasília) quando o carro-bomba bateu em um veículo do Exército afegão, disse um porta-voz do Ministério da Defesa, de acordo com a televisão local "TOLO".
Pelo menos 12 veículos foram destruídos na explosão, segundo o canal.
A Loya Jirga acontecerá na próxima semana na capital afegã e o principal assunto que se debaterá é a presença de tropas americanas no país asiático após a retirada internacional no final de 2014.
A explosão aconteceu horas depois que o presidente de afegão, Hamid Karzai, anunciou a finalização da minuta do acordo após longas negociações entre Estados Unidos e Afeganistão.
Karzai acrescentou, no entanto, que se mantêm desacordos em alguns pontos do documento.
O presidente afegão reiterou em várias ocasiões que o principal empecilho para fechar o pacto é a imunidade das tropas dos EUA.
A Loya Jirga é um encontro tradicional de anciãos no qual participarão três mil líderes locais e sem cujo apoio é difícil que o Parlamento aprove o acordo com os Estados Unidos.
No acordo bilateral de segurança, os Estados Unidos planificam deixar no Afeganistão entre cinco mil e dez mil soldados que darão instrução e assessoria às forças de segurança afegãs depois da retirada dos milhares de soldados de combate que lá permanecem.
O conflito afegão se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde a intervenção liderada pelos EUA que propiciou a queda do regime fundamentalista talibã há quase 12 anos, enquanto o país se prepara agora para as eleições do próximo mês de abril.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast