Um carro enterrado há meio século numa cápsula do tempo foi resgatado durante as comemorações do centenário de Oklahoma, mas acabou se transformando em ferro-velho.
O cofre de concreto construído em 1957 para ser aberto este ano, na comemoração dos cem anos do Estado do Oklahoma, acabou vazando e a maior parte do que continha estava arruinado, para desalento de quem esperava encontrar um Plymouth Belvedere dourado, ano 1957, em perfeito estado.
Na noite de sexta-feira, sobre um palco no Centro de Convenções de Tulsa, candidatos a restauradores retiraram um revestimento protetor dos anos 1950, revelando uma relíquia destruída com estofamentos apodrecidos, pneus murchos e um motor que parecia ser uma massa sólida de ferrugem.
A retirada do revestimento do carro deveria ser o momento mais importante das comemorações, que incluíram uma exposição de carros clássicos e a exibição de um filme que estava em cartaz em 1957. A cápsula foi enterrada naquele ano, no gramado do Tribunal do Condado de Tulsa, para ser aberta em 2007.
De acordo com o diretor do evento na época, o Plymouth Belvedere foi escolhido porque exemplificava "um produto avançado da inteligência industrial americana que continuará em voga dentro de 50 anos".
Outros artigos enterrados juntamente com o automóvel incluíam recipientes de gasolina, uma troca de óleo e um engradado de cerveja Schlitz. Todos os itens estavam recobertos de lama e pareciam estragados.
Mas uma cápsula de aço enterrada com o carro, ao ser aberta, revelou uma bandeira americana em perfeito estado com 48 estrelas, cartas de várias autoridades e documentos de uma conta de poupança que em 1957 continha 100 dólares e hoje vale pouco mais de mil.
A cápsula também continha cartões postais de cidadãos dando palpites sobre a população que a cidade talvez tivesse em 2007. A pessoa que deu o palpite mais próximo da população atual de Tulsa, estimada pelo censo em 382.457 habitantes, ou o descendente dela, vai receber o automóvel e a conta de poupança. Seu nome será anunciado nas próximas semanas.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP