Ouça este conteúdo
Autoridades americanas investigam a explosão, nesta quarta-feira (1º), de um veículo da Tesla em frente ao 'Trump Hotel', em Las Vegas, nos Estados Unidos, como um possível ato terrorista, segundo informou a ABC News.
Na explosão, ocorrida às 8h40 (horário local, 13h40 de Brasília), o motorista do veículo morreu e sete pessoas ficaram feridas. O veículo em questão, um Tesla Cybertruck, tinha estacionado na área de manobrista do hotel e explodiu imediatamente.
Uma fonte citada pela ABC News afirmou que o veículo trazia em seu interior “uma carga de morteiros tipo fogos de artifício”. Os investigadores tentam determinar se o motorista pretendia causar uma explosão e o possível motivo. Até que a causa da explosão seja determinada, as autoridades consideram-na um possível ato terrorista.
A explosão ocorreu horas após um homem ter matado ao menos dez pessoas e ferido dezenas em um ataque em Nova Orleans, ao atropelar com seu veículo uma multidão que celebrava o Ano Novo.
Veja o vídeo do momento da explosão:
Elon Musk diz que veículo Tesla foi alugado e bomba causou a explosão
O proprietário da Tesla, Elon Musk, afirmou que a explosão do Cybertruck em frente ao hotel de Donald Trump foi causada por uma bomba ou pirotecnia de alto calibre e que o veículo havia sido alugado.
“Confirmamos que a explosão foi causada por pirotecnia de alto calibre e/ou por uma bomba transportada no porta-malas do Cybertruck alugado”, disse ele em publicação na rede social X.
Musk garantiu que a explosão “não está relacionada com o veículo em si” e que “toda a telemetria do veículo estava normal no momento da explosão”. "Parece provável que seja um ato de terrorismo", disse.
Em mensagem anterior, Musk disse que “toda a equipe sênior da Tesla está investigando esse assunto neste momento”. “Nunca vimos nada assim”, acrescentou.
Musk destacou que tanto os veículos de Nova Orleans quanto de Las Vegas foram alugados por meio do aplicativo ‘Turo’.
Polícia atribuiu a redução de danos à resistência do veículo
Na noite desta quarta-feira, a polícia de Las Vegas divulgou um vídeo mostrando os explosivos na parte traseira do veículo. A instituição atribuiu a contenção dos danos à resistência do Cybertruck, que permaneceu praticamente intacto. “O fato de ser um Cybertruck realmente limitou o dano”, afirmou o xerife Kevin McMahill.
Elon Musk comentou a atualização do caso nas redes sociais: "Os idiotas malignos escolheram o veículo errado para um ataque terrorista. O Cybertruck realmente conteve a explosão e direcionou a explosão para cima. Nem as portas de vidro do saguão foram quebradas", disse o empresário.