A Casa Branca classificou nesta sexta-feira (12) como "críveis" as ameaças do Irã contra Israel e prometeu garantir a segurança do país no caso de um ataque de Teerã.
"Estamos monitorando muito, muito de perto. Ainda consideramos que a ameaça potencial do Irã é real e certamente crível", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, em entrevista coletiva por telefone.
O porta-voz acrescentou que o governo de Joe Biden está em contato com o governo israelense para que "eles tenham tudo o que precisam" para se defender no caso de um ataque.
As tensões entre Israel e Irã aumentaram depois que um ataque atribuído ao Exército israelense contra o consulado iraniano em Damasco na semana passada matou sete integrantes da Guarda Revolucionária Iraniana, além de destruir o anexo da embaixada de Teerã, que era a residência do embaixador iraniano.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, realizou uma série de ligações nas últimas horas com diplomatas de Turquia, China e Arábia Saudita para tentar dissuadir o Irã de lançar um ataque contra Israel.
O Pentágono anunciou na quinta-feira (11) que estava monitorando de perto a ameaça do Irã e enfatizou que tomaria as medidas necessárias para proteger suas próprias forças.
No mesmo dia, o chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), general Michael Kurilla, desembarcou em Israel para se reunir com o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e outras autoridades para discutir possíveis cenários decorrentes da ameaça iraniana.