O presidente Barack Obama está aberto a um diálogo direto entre Irã e Estados Unidos, mas apenas se Teerã estiver realmente disposto a se livrar de seu aparato de armas nucleares, disse a Casa Branca nesta quinta-feira.
O porta-voz da Casa Branca, Jary Carney. disse a jornalistas que o presidente iraniano, Hassan Rouhani, teve uma retórica positiva em entrevista para a NBC News, mas "ações valem mais do que palavras".
Quando Obama concorreu à presidência pela primeira vez, em 2008, ele disse que iria manter negociações diretamente com o Irã sob certas condições. Carney disse que o presidente mantém essa posição.
Obama, de acordo com o porta-voz, estaria disposto a negociar bilateralmente desde que os iranianos queiram realmente tratar da insistência da comunidade internacional para que Teerã desista do seu programa de armas nucleares.
"É essa a posição que mantemos hoje", afirmou Carney.
Com os dois presidentes frequentando a Assembléia Geral da ONU na próxima semana, especulações de um encontro entre os dois líderes cresceram. No entanto, Carney disse que não há reunião agendada.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana