As declarações do Irã sobre seu programa nuclear mostram que o país está indo "na direção errada", e se Teerã persistir, os EUA vão discutir possíveis novos passos com o Conselho de Segurança da ONU, disse nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca.
Scott McClellan respondeu às declarações do ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani feitas mais cedo nesta terça-feira. Rafsanjani afirmou que o Irã está produzindo urânio enriquecido em 164 centrífugas, um grande passo na direção de seu objetivo de fabricar combustível nuclear para usinas de energia.
- Se o regime continuar a avançar na direção em que está atualmente, vamos a começar a falar sobre os próximos passos com os outros membros do Conselho de Segurança e a Alemanha sobre como abordar estas ações - disse McClellan a bordo do avião presidencial Air Force One rumo ao Missouri.
O anúncio do Irã foi um golpe sério contra os esforços do Conselho de Segurança da ONU para que o Irã suspendesse o trabalho de enriquecimento.
- As declarações mais recentes (feitas pelo Irã) só (o) isolam ainda mais e mostram que está se movendo na direção errada - disse McClellan.
Os EUA afirmaram repetidas vezes que o programa nuclear serve de fachada para desenvolver armas nucleares, enquanto Teerã insiste que ele tem fins civis para gerar energia.