Funcionários do governo norte-americano estão debatendo se o presidente George W. Bush deve anunciar em breve a intenção de iniciar uma retirada gradual das tropas do Iraque, segundo informações do jornal "New York Times".
O jornal, que não identifica as fontes oficiais, destaca que Bush e seus assessores acreditaram que poderiam esperar para iniciar as discussões após o dia 15 de setembro, quando o comandante e o embaixador americanos no Iraque apresentarão um balanço sobre a situação no país árabe.
Porém, alguns assessores de Bush acreditam que atualmente existem condições adversas, já que o Senado inicia o que promete ser um duro debate sobre a lei de autorização de defesa, segundo o "NYT".
Alguns senadores republicanos anunciaram recentemente que não apoiarão mais a estratégia de Bush no Iraque e pediram mudanças.
Como resultado, o jornal garante, alguns conselheiros fizeram um alerta ao presidente: se desejar deter as deserções, deve anunciar planos para manter uma missão definida para as tropas americanas que permita uma retirada gradual.
O presidente rejeitou esta estratégia em dezembro, quando foi proposta pelo bipartidário Grupo de Estudos para o Iraque.
"Quando se contam os votos que perdemos e os votos que provavelmente perderemos nas próximas semanas, parece bastante ruim", disse uma fonte citada pelo "NYT".
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast