A Casa Branca criticou, nesta quinta-feira (17), a nova campanha publicitária da empresa multinacional de origem italiana Benetton, que divulgou fotomontagem em que o presidente Barack Obama aparece beijando os líderes de China e Venezuela.
"A Casa Branca tem uma política de longa data de desaprovar a utilização do nome do presidente e sua imagem com fins comerciais", afirmou o porta-voz Eric Schultz, sobre os anúncios que também geraram protestos do Vaticano.
Os anúncios publicitários divulgados nesta quarta-feira (17) mostram fotomontagens de Obama, beijando na boca os presidentes da China, Hu Jintao, e da Venezuela, Hugo Chávez.
A campanha controversa já gerou protestos do Vaticano por causa de outra foto, em que o Papa Bento XVI aparece beijando o imã da mesquita de Al Azhar, Ahmed el Tayeb. O Vaticano anunciou que entrará com ações legais contra a campanha.
Na quarta-feira, a Benetton informou ter retiradao a foto do pontífice da campanha, mas a imagem continua circulando em fóruns na internet.
A empresa multinacional do setor de confecções publicou as fotos como parte de uma campanha denominada "Não ao ódio" ("Unhate", em inglês), que mostra personalidades com posturas ideológicas e políticas radicamente contrárias beijando-se.
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