• Carregando...

Washington (AFP) – Os Estados Unidos procuram uma "solução diplomática" para a crise nuclear com o Irã, que deve começar não com sanções mas com uma declaração "firme" da presidência do Conselho de Segurança da ONU que discutirá o assunto na semana próxima, anunciou a Casa Branca ontem. O Conselho de Segurança deve começar a evocar seriamente a questão "provavelmente" no início da próxima semana, lembrou à imprensa o porta-voz, Scott McClellan. "Dissemos, enfim, que procuramos uma solução diplomática para a questão nuclear iraniana", afirmou, respondendo às especulações de que o governo de George W. Bush recorra à força contra o Irã.

"Não tenho conhecimento de planos para atacar o Irã", declarou o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, durante uma audiência no Senado, recusando-se, no entanto, a descartar uma solução militar a longo prazo.

Os dirigentes ultraconservadores do Irã, porém, não voltarão atrás em seu programa nuclear mesmo em caso de sanções do Conselho de Segurança da ONU ou ataques dos Estados Unidos, consideraram analistas iranianos. Contando com o apoio popular, estimulado pelos preços elevados do petróleo e constatando que os Estados Unidos saem prejudicados por sua presença no Iraque, o regime iraniano se considera em posição de força. "Os americanos querem nos humilhar", declarou à AFP um alto representante do governo iraniano, que não quis ser identificado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]