Agressores quebraram janelas e danificaram câmeras de segurança na casa do líder oposicionista iraniano Mehdi Karoubi dois dias antes de uma manifestação que as autoridades temem que possa reacender protestos no país, informou nesta quinta-feira o website do político.

CARREGANDO :)

O site Saham News afirmou que membros da Basij, uma milícia leal ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que estavam rondando a casa havia dias, "atacaram de forma selvagem" a casa de Karoubi na noite de quarta-feira.

"Esses indivíduos, que pareciam ter apoio e proteção da polícia... quebraram as janelas de Karoubi, espalharam tinta sobre sua casa e arrancaram as câmeras de segurança da residência", informou. O site não mencionou feridos.

Publicidade

A Reuters não conseguiu confirmar independentemente a agressão.

Karoubi, um dos candidatos presidenciais derrotados por Mahmoud Ahmadinejad em uma polêmica eleição em junho de 2009, permaneceu como líder do movimento reformista "Verde", que se opõe ao governo linha-dura.

Ele afirmou que pretende participar do dia anual de protestos contra Israel, conhecido como Dia Qods (Jerusalém), na sexta-feira, algo que não poderá fazer se for impedido de deixar a sua casa.