Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após morte de jovem

Casa de prefeito é atacada em 5ª noite de tumultos na França; mais 700 são presos

frança
Tropas de choque tentam controlar tumultos perto do Arco do Triunfo durante mais uma noite de convulsão social em Paris, França, em 1º de julho de 2023 (Foto: EFE/MOHAMMED BADRA)

Ouça este conteúdo

A França registrou neste sábado (1º) a quinta noite de distúrbios no país, que começaram por causa da morte de um jovem de descendência árabe pela polícia. A madrugada de violência terminou com 719 pessoas presas, segundo o governo, e confrontos entre polícia e manifestantes especialmente no sul da cidade de Marselha.

O número de presos, porém, foi menor do que na noite anterior, quando mais de 1.300 foram detidos. O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, avaliou que a madrugada de domingo foi "mais calma" e agradeceu a atuação dos 45 mil agentes que foram destacados para conter os distúrbios no país – 7 mil em Paris e arredores.

Nos arredores de Paris, a casa do prefeito de L'Haÿ les Roses foi atacada na madrugada domingo, enquanto a esposa e os filhos dele estavam no local. Vândalos tentaram invadir a residência jogando um carro contra o portão e posteriormente atearam fogo no veículo. A mulher ficou ferida ao tentar fugir e está hospitalizada com um ferimento no joelho. Um dos filhos também ficou ligeiramente ferido, segundo a agência de notícias AFP.

"À 1h30, enquanto eu estava na prefeitura como nas últimas três noites, indivíduos bateram com o carro em minha residência antes de atear fogo para queimar minha casa, dentro da qual minha esposa e meus dois filhos pequenos dormiam”, disse prefeito Vincent Jeanbrun de L'Haÿ-les-Roses em um comunicado. Ele classificou o ato como uma "tentativa de assassinato de covardia indescritível".

A primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, condenou o incidente, chamando-o de "intolerável" e pediu que "os culpados sejam processados ​​com firmeza".

Ainda de acordo com a polícia francesa, 45 policiais e gendarmes ficaram feridos na madrugada deste domingo, durante confronto com manifestantes. Além disso, 74 prédios – incluindo 26 estações policiais e da gendarmaria – foram danificados e 577 veículos foram incendiados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.