A casa do embaixador da Alemanha na Grécia, Wolfgang Dold, foi atingida por tiros de armas automáticas na madrugada de hoje. Ninguém se feriu. A polícia grega suspeita de atentado terrorista, embora nenhum grupo tenha assumido a autoria.
A divisão antiterrorismo da polícia fechou as ruas em volta da casa do embaixador em Halandri, bairro na região norte da capital da Grécia, Atenas. Os policiais encontraram no lugar mais de 60 cápsulas de balas.
Seis pessoas foram detidas para inquérito e liberadas em seguida, enquanto os investigadores examinavam vídeos de câmeras de vigilância e um carro roubado encontrado próximo ao local do tiroteio. O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, e o chanceler do país telefonaram para o embaixador após o ataque.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores grego chamou o episódio de "covarde ação terrorista" e disse que seu objetivo "aparente" era prejudicar a imagem do país no exterior pouco antes de a Grécia assumir a presidência rotativa da União Europeia, o que ocorrerá do Ano-Novo até 30 de junho de 2014.
Principal credor da Grécia, a Alemanha é objeto de pesadas críticas no país, que está no sexto ano de recessão e vive sob duras medidas de austeridade impostas como condição para o recebimento de empréstimos internacionais.