Centenas de casais gays da Grã-Bretanha se preparam para tornar seu relacionamento oficial na segunda-feira, quando poderão solicitar o status sob uma nova lei que permite a união civil de pessoas do mesmo sexo.
A lei garantirá a parceiros homossexuais os mesmos direitos - como, por exemplo, os de herança -, que são concedidos a casais heterossexuais, e vai autorizá-los a receber os mesmos benefícios de pensão, imigração e imposto.
Após um período de espera de duas semanas os casais poderão registrar legalmente sua união pela primeira vez. Para muitos deles, as celebrações não serão muito intensas.
- Estamos conseguindo o que merecemos - declarou Gary McKeever, do Grupo Arco-Íris, que fornece informações, educação e treinamento a homens homossexuais e bissexuais da Irlanda do Norte, onde os primeiros casamentos civis serão registrados no dia 19 de dezembro. - Não temos planos de fazer nada espetacular (para comemorar). Será apenas feito de forma digna - acrescentou ele.
O cantor britânico Elton John, geralmente extravagante, resume a atitude mais "retraída" que muitos casais gays estão adotando.
Ele e seu namorado, David Furnish, planejam oficializar a união no dia 21 de dezembro, a data mais rápida possível na Inglaterra.
"A cerimônia será bastante reservada, algo pequeno para a família, os pais de David, meus pais e nós dois. Eles serão nossas testemunhas", explicou John à revista gay "Attitude".
Mas ao contrário do que acontece na Bélgica, na Holanda, na Espanha e no Canadá, a união civil na Grã-Bretanha não é considerada um casamento.
A união civil ocorre quando o casal assina determinados documentos em um procedimento exclusivamente civil, enquanto um casamento se dá quando parceiros trocam juras em uma cerimônia civil ou religiosa.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião