Um casal que voltava da lua de mel em Cancún, no México, foi internado na manhã desta segunda-feira (27) no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte com suspeita de ter contraído gripe suína. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado. O casal, que mora em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, desembarcou por volta das 4 horas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Os dois passam por exames após sentirem os sintomas da doença.
Nesta segunda-feira (27), o Gabinete Permanente de Emergência, que reúne técnicos dos ministérios da Saúde e da Agricultura e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está reunido no Ministério da Saúde para avaliar os riscos no Brasil do surto de gripe suína detectado no México. O gabinete foi instituído no último sábado "para monitorar a situação da gripe suína e indicar medidas adequadas." O grupo, segundo nota divulgada ontem à noite pelo Ministério da Saúde, se reunirá diariamente para avaliação.
De acordo com a nota do Ministério, até o momento não há evidências da circulação do vírus da influenza suína em humanos no Brasil. Dois casos verificados em São Paulo, estão sendo investigados para identificar a causa do quadro clínico, mas, segundo a nota, "não atendem à definição de caso suspeito de influenza suína por não apresentarem sinais e sintomas compatíveis com a doença".
O Ministério acrescenta que foi instituído nos aeroportos brasileiros o monitoramento dos viajantes procedentes das áreas afetadas. "Todas as providências estão sendo adotadas para que as tripulações das aeronaves orientem os passageiros, ainda durante o voo, sobre sinais e sintomas da influenza suína. Passageiros com os sintomas deverão se identificar à tripulação e receberão orientações da Anvisa no aeroporto de desembarque".
Isolados
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, mantém em isolamento o casal internado com suspeita de contaminação pelo vírus da gripe suína. Em nota, o Hospital das Clínicas informou que eles foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e transportados pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em esquema especial de segurança, chegando ao hospital por volta do meio-dia. O casal passava a lua de mel em Cancún, no México, e desembarcou na madrugada desta segunda-feira (27) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, com sintomas da doença.
De acordo com as informações, a equipe da Fundação Ezequiel Dias (Funed) irá atuar nos próximos dias, juntamente com o hospital, na realização de exames para investigação dos casos. Os pacientes irão permanecer em observação no HC, considerado referência neste tipo de atendimento e o único hospital do Estado que possui leitos com isolamento respiratório. Ainda não há previsão de quando os resultados dos exames serão divulgados.
- Saiba o que é a gripe suína
- Número de mortos pela gripe suína no México pode atingir 149, diz governo
- Obama: gripe suína causa preocupação, não alarme
- OMS se reúne hoje para avaliar alerta sobre gripe suína
- Gabinete de emergência discute gripe suína no DF
- Para OIE, gripe não deveria ter nome de suína
- Espanha confirma primeiro caso de gripe suína da Europa