O presidente Barack Obama e sua família acenderam nesta quinta-feira a tradicional árvore de Natal no centro de Washington, seguindo uma tradição dos líderes americanos que remonta a 1923.
"Há 89 anos, os presidentes americanos se reúnem para acender a árvore de Natal nacional", recordou Obama diante de milhares de pessoas reunidas no parque Elipse, em torno da Casa Branca.
"Este ano é especial. Temos uma árvore nova", destacou Obama. Em fevereiro passado, uma tormeta derrubou o abeto anterior, plantado em 1978.
"A última árvore esteve por aqui por mais de 30 anos (...) e sabemos que esta tradição é muito mais importante que uma árvore", disse o presidente.
"Nesta época de festas, insistimos novamente nos laços que nos unem, como membros de uma mesma família, como vizinhos e como americanos, não importa nossa cor, crença ou religião. Nesta época lembramos que somos uma família".
O botão para acender a árvore de Natal foi pressionado por Michelle Obama, pelas filhas Sasha e Malia, e por Marian Robinson, mãe do presidente, provocando gritos da multidão.
"É uma nova árvore. Ainda não está tão grande como a anterior, vai levar tempo para crescer, mas vamos manter o espírito e começar agora mesmo com uma nova tradição", disse Obama.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula