Washington Barack Obama, pré-candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas de 2008, disse ontem que, se for eleito, poderá enviar tropas para o Paquistão para procurar terroristas. A afirmação está contida em um discurso sobre sua política internacional publicado em seu website. O texto foi produzido para um pronunciamento de Obama no Woodrow Wilson International Center for Scholars ontem em Washington.
Na semana anterior, Obama e a também pré-candidata à Presidência pelo Partido Democrata Hillary Rodham Clinton discutiram publicamente sobre seus objetivos diplomáticos.
Obama disse que gostaria de encontrar líderes de países como Cuba, Coréia do Norte e Irã. A idéia foi criticada por Hillary como irresponsável e ingênua. Obama respondeu usando as mesmas palavras para descrever o voto da senadora, eleita pelo estado de Nova Iorque, para autorizar a invasão do Iraque em 2003.
Nova pesquisa do The Wall Street Journal e da NBC News afirma que Hillary ampliou sua liderança em relação a Obama na corrida pela nomeação de quem será o candidato a presidente pelo Partido Democrata.
O resultado da sondagem aponta que atualmente 43% dos entrevistados preferem Hillary em relação aos outros candidatos democratas. Em junho, os que preferiam a senadora contabilizaram 39% dos entrevistados. Obama conseguiu 22% das preferências, contra 25% em junho. A pesquisa foi realizada por telefone com 481 democratas e possui uma margem de erro de 4,47 pontos porcentuais.