O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, decretou neste sábado estado de emergência em localidades da península de Crimea, onde foram detectados casos de infecção por gripe aviária em granjas familiares, afirmou o gabinete de relações públicas do governo.
A decisão foi anunciada em uma reunião de integrantes do governo. No encontro, foram definidas inúmeras medidas para evitar a propagação da enfermidade, pouco depois que o ministério de Política Agrícola da Ucrânia confirmou registros de casos graves da gripe aviária em dois distritos de Crimea.
Análises laboratoriais divulgadas neste sábado detectaram a presença do vírus da gripe aviária em centenas de aves mortas em três aldeias dos distritos de Sovietski e Nizhnegorski. De acordo com autoridades sanitárias, nas últimas 48 horas foram confirmadas mortes em massa de frangos em outras localidades da península.
- É a primeira vez que Crimea registra casos de morte em massa de aves - afirmou a chefe do Departamento de Veterinária do governo, Maria Miroshnichenko a uma emissora de televisão do mar Negro.
A especialista explicou que as mortes foram registradas em granjas familiares e que, por isso, as autoridades proibiram a comercialização de aves e de derivados em todos os mercados de Crimea.