Vários políticos catalães se viram obrigados ontem a usar helicópteros para chegar ao parlamento regional da Catalunha a fim de despistar cerca de 2 mil manifestantes que protestavam contra os planos de corte de gastos públicos em saúde e educação.
Segundo a polícia, houve tensão quando os parlamentares chegaram a pé entre gritos e insultos no parque da Cidadela, no centro de Barcelona, onde fica o Parlamento. Cerca 25 deputados, inclusive o presidente de governo catalão Artur Mas, se viram obrigados a usar helicópteros para chegar ao plenário, onde está sendo debatido um orçamento muito restritivo para combater a crise da dívida que sacode essa região do nordeste da Espanha.
No total, cerca de 400 policiais foram enviados ao local para impedir que as pessoas invadissem o Parlamento regional. Os agentes avançaram contra os manifestantes, concentrados nos arredores do parque, para romper o bloqueio e permitir que os políticos entrassem no prédio onde ficam seus gabinetes. O confronto terminou com cerca de 20 feridos.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp