LISBOA - O ex-premier Aníbal Cavaco Silva foi empossado nesta quinta-feira como presidente de Portugal, tornando-se o primeiro chefe de Estado de centro-direita no país europeu em três décadas. A cerimônia de posso ocorreu no Parlamento, em Lisboa.
O economista Cavaco Silva, de 66 anos, é considerado o responsável por profundas reformas que permitiram que Portugal se abrisse a uma rápida modernização nos anos 80 e 90.
Em seu discurso de posse, Cavaco Silva saudou os países africanos de expressão oficial portuguesa, Brasil e Timor, defendendo que é tempo de "prestar ao mar uma nova atenção".
O novo presidente fez uma alusão à viagem inaugural de Pedro Álvares Cabral, há 506 anos. Estabelecendo um paralelo com o mandato de cinco anos inicia nesta quinta-feira, Cavaco Silva desejou que a sua vitória nas urnas seja associada "a bom tempo para a vida do país".
Ainda que o chefe de Estado não detenha em Portugal poderes executivos, o que fica atualmente a cargo do governo socialista de centro-esquerda, seus comentários tem grande peso e podem ajudar os portugueses a superarem suas atuais dificuldades econômicas e sociais.