Arqueologistas encontraram, na cidade de Ascalão, em Israel, o primeiro cemitério do povo filisteu de que se tem notícia. O povo da antiguidade - que habitou o local há cerca de 3 mil anos - foi a civilização originária de Golias, o gigante desafiado por Davi nas passagens contadas nos livros bíblicos de Samuel. As informações são do site do canal CNN.
Segundo o site, a descoberta é um divisor de águas, resultado de mais de 30 anos de exploração do sítio arqueológico. Sem material sobre a civilização para estudar, até o achado os cientistas consideravam as origens dos filisteus uma das grandes incógnitas bíblicas.
“Esse cemitério vai nos ensinar coisas sobre os filisteus que nunca pudemos descobrir até então”, contou à CNN Daniel Master, professor de arqueologia e co-diretor da Expedição Leon Levy em Ascalão.
Ao desenterrarem os esqueletos, os pesquisadores também encontraram jarros, tigelas, braceletes e armas. Segundo o jornal britânico The Independent, cerca de 200 corpos estão no local.
Os especialistas coletaram amostras de ossos para testes de DNA, radiocarbono e estudos biológicos de distância. Os resultados desses exames deverão ajudar a determinar as origens dos filisteus, que passagens bíblicas sugerem ter vindo de Creta pelo mar.
Ascalão, onde o cemitério foi encontrado, é conhecida como uma das cinco cidades habitadas pelos filisteus. De acordo com a CNN, no local havia um grande porto e um ponto de comércio marítimo até o período das Cruzadas (1095 a 1291 D.C.), quando tudo foi destruído. A região permanece deserta até os dias de hoje.
Veja fotos da descoberta dos arqueologistas em Israel
Colaborou: Cecília Tümler
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas