Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ditadura cubana

Centenas de cubanos são deportados dos EUA ao tentarem entrar ilegalmente no país

Vista de Havana, capital de Cuba, em novembro de 2022
Havana está entre as cidades com maior número de migrantes ilegais saindo de Cuba (Foto: EFE/Yander Zamora)

Ouça este conteúdo

A Embaixada dos EUA em Cuba comunicou nessa quinta-feira (17) a chegada de um voo a Havana com 29 cidadãos cubanos que foram deportados por tentar entrar no país sem autorização.

Somente neste ano, o governo americano já "devolveu" mais de 100 imigrantes ilegais em voos direcionados à ilha, de acordo com dados do Ministério do Interior de Cuba.

Em abril, o governo Biden retomou as operações de deportação de cubanos por via aérea, um programa criado em 2020, ainda durante a gestão do republicano Donald Trump.

Segundo o ministério, a maioria dos imigrantes deportados são residentes das províncias de Havana, Artemisa, Matanzas e Granma.

As tentativas de saída do país acontecem após a piora da crise socioeconômica no regime do ditador Miguel Díaz-Canel, sucessor dos irmãos Castro.

A população da ilha enfrenta a falta de alimentos básicos, escassez de medicamentos e dinheiro nos bancos, alta inflação e um aumento da perseguição política contra opositores do governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.