OSLO - Cientistas da ONG Conservação Internacional encontraram centenas de novas espécies em uma região do lado Oeste de Papua Nova Guiné, nas montanhas Foja, na Indonésia. São mamíferos, pássaros, répteis, insetos e plantas nunca antes fotografados.

CARREGANDO :)

- É o mais próximo do Jardim do Éden que você vai encontrar na Terra - disse Bruce Beehler, vice-presidente do Centro para Conservção da Biodiversidade da Melanésia, que pertence à ONG. Ele foi um dos chefes da expedição realizada em dezembro do ano passado. - O primeiro pássaro que vimos no acampamento era uma espécie nova. Mamíferos grandes que haviam sido caçados até quase extinção em outras partes estavam ali em abundância.

A expedição contou com 25 cientistas dos Estados Unidos, onde a ONG é sediada, da Indonésia e da Austrália.

Publicidade

Entre os pássaros que nunca tinham sido fotografados, está a ave do paraíso de Berlepsch (parotia berlepschi). O novo mamífero é o canguru de árvore de manta dourada. O pássaro foi descrito em fins do século XIX por intermédio de caçadores da Nova Guiné, numa região à época desconhecida. Desde então sucessivas expedições não foram capazes de localizá-lo.

Foram encontradas também 20 novas espécies de rãs, quatro novas espécies de borboletas e cinco novas palmeiras. Os cientistas acreditam que descobertas semelhantes possam vir a acontecer na África e na América do Sul.