Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mau tempo

Centenas de voos são cancelados por tempestade nos EUA

Uma forte tempestade de inverno, que despejou 30 centímetros de neve em algumas partes dos Estados Unidos, forçou o cancelamento de 457 voos nesta quinta-feira e ameaçou mais estragos ao atingir a região da Nova Inglaterra com fortes ventos.

A neve mais pesada caía na Pensilvânia, Nova York e Nova Inglaterra, e avisos de tempestade de inverno continuavam na maior parte do Nordeste dos EUA, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

A enorme tempestade provocou tornados no Sul e produziu neve no Texas, antes de atingir o Nordeste densamente povoado.

O serviço prevê de 30,5 a 46 centímetros de neve para Nova Inglaterra após a tempestade se mover para o Nordeste, saindo da região mais baixa dos Grandes Lagos, onde deixou mais de 30,5 centímetros de neve em áreas do Michigan.

A tempestade foi acompanhada por chuva congelante e granizo, criando perigos nas estradas e nos aeroportos.

Um jato da Southwest Airlines derrapou na pista do aeroporto Long Island MacArthur, a cerca de 80 quilômetros a leste de Nova York, enquanto taxiava para decolar, disse a polícia do Condado Suffolk.

Nenhuma das 134 pessoas a bordo do voo para Tampa número 4695 ficou ferida, acrescentou a polícia.

"Não foi determinado neste momento se o clima foi um fator", disse um porta-voz da polícia.

A neve também deveria cair em Nova York, Vermont e New Hampshire a até 5 cm por hora, com ventos com rajadas de 48 km por hora, segundo a agência meteorológica.

Até agora, 457 voos de companhias aéreas dos EUA programados para quinta-feira foram cancelados, de acordo com o FlightAware.com, um site que rastreia voos.

A American Airlines tinha o maior número de cancelamentos, 55. Um total de cerca de 1.500 voos foram cancelados na quarta-feira.

O Estado de Nova York ativou seu Centro de Operações de Emergência na noite de quarta-feira para lidar com a primeira tempestade importante da temporada.

O governador Andrew Cuomo advertiu os chefes de sete concessionárias que eles seriam responsabilizados por seus desempenhos. Concessionárias perto de Nova York foram criticadas por falhas depois que a supertempestade Sandy devastou a região em outubro.

O Estado de Nova York tem visto pouca neve durante o outono e inverno. Em Buffalo, Nova York, a neve estava 58 centímetros abaixo do normal para a época antes da tempestade, disse Bill Hibbert, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia.

A tempestade despejou neve recorde no norte do Texas e Arkansas antes de varrer o Sul dos EUA no dia de Natal e, em seguida, rumar para o Norte.

O sistema gerou tornados e deixou quase 200 mil pessoas em Arkansas e Alabama sem energia na quarta-feira.

Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes nas rodovias relacionados com o mau tempo, segundo a polícia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.