Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zaporizhzhia

Central nuclear tomada por russos na Ucrânia ameaça vazamento de radiação

Central nuclear de Zaporizhzhia, ao sul da Ucrânia, foi tomada pelos russos em março. (Foto: EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Kiev acusa Moscou de ter atingido duas vezes as instalações de Zaporizhzhia no fim de semana. Situada no sul da Ucrânia, a maior central nuclear da Europa é controlada pelos russos desde março, mas ainda possui trabalhadores ucranianos na gerência.

Nesta segunda-feira (08), o Kremlin acusou os ucranianos pelos bombardeamentos. De acordo com o porta-voz russo Dmitri Peskov, o ataque foi "extremamente perigoso" e "poderia causar consequências catastróficas para uma vasta zona, incluindo o território europeu".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, destacou que "todo ataque contra centrais nucleares é um suicídio".

A Energoatom, que gerencia as centrais nucleares ucranianas, anunciou que "as normas de segurança em relação a radiações e incêndios correm o risco de terem sido violadas na central de Zaporizhzhia".

"Três detectores de vigilância de radiações ao redor da central foram danificados. Consequentemente, será impossível detectar uma eventual alta de radioatividade e de intervir a tempo", pontuou a companhia. A Energoatom também anunciou que trabalhadores ucranianos da central nuclear precisaram ser hospitalizados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.