O centro da tempestade tropical "Lee", que avança com ventos máximos sustentados de 95 km/h, se aproxima neste sábado (3) do sudeste da Louisiana, onde está descarregando intensas chuvas e ameaça com a presença de tornados, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
"Lee" está descarregando intensas chuvas sobre o sul da Louisiana e Nova Orleans está em estado de emergência. As regiões do Alabama e Mississipi, no sul dos EUA, estão em alerta.
A tempestade está a 75 quilômetros ao sudoeste da cidade de Morgan (Louisiana) e a 100 quilômetros de Lafayette, no mesmo estado, assinalou o NHC no boletim das 12h (de Brasília).
Os meteorologistas revelaram que a tempestade tropical "traz fortes ventos" e se aproxima da baía de Atchafalaya. A tempestade se desloca para o norte.
Pelas projeções do NHC, "espera-se que o centro de 'Lee' cruze a costa da Louisiana dentro de poucas horas" para deslocar-se a partir desta noite ao sul do estado.
Os meteorologistas ressaltaram que "Lee", cujas fortes chuvas já estão atingindo o sudeste, sul e centro da Louisiana, perde força no domingo.
Segue vigente aviso de tempestade (pelas próximas 36 horas) para fronteira entre Alabama e Flórida até o Texas, incluída a cidade de Nova Orleans, o lago Pontchartrain e o lago Maurepas.
Foi emitida vigilância de tempestade tropical (pelas próximas 48 horas) para fronteira entre Alabama e Flórida rumo ao leste até Destin, na Flórida.
"Lee" atinge os EUA dias depois de o ciclone "Irene" matar 40 pessoas da Carolina do Norte.
As companhias de petróleo e gás que operam no Golfo do México começaram na quinta-feira a retirar os funcionários de plataformas, como medida de prevenção.
Até agora foram retirados os trabalhadores de 169 plataformas, 27% das 617 que operam no Golfo do México, informou em comunicado o Escritório de Gestão e Regulação de Energia Marítima dos Estados Unidos.
Enquanto isso, o NHC informou que o furacão "Katia", que mantém ventos máximos sustentados de 120 km/h, passará ao norte das Pequenas Antilhas.
"Katia" se mantém como ciclone de categoria 1, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson de no máximo de cinco.
O ciclone está a 785 quilômetros ao nordeste das Pequenas Antilhas e espera-se que "Katia" mantenha esta direção durante as próximas 24 horas.
Os meteorologistas, no entanto, advertiram que "o fenômeno pode se fortalecer entre domingo e segunda-feira", embora ainda seja cedo para prever se deve tocar a costa leste dos Estados Unidos.