Cerca de 100 pessoas se concentraram neste sábado no centro de Madri para defender as famílias plurais e seus direitos, e contra a chamada família tradicional "como impõe a hierarquia católica", durante a visita do papa à cidade.
Os manifestantes levaram balões de diferentes cores e gritaram frases como "famílias diversas, amores diversos"; "sou a favor de todas as famílias" e "duas mães, dois pais, educam da mesma forma".
Em declarações à Agencia Efe, Miguel Ángel Sánchez, presidente da Fundación Triángulo, fundada em 1996 a fim de conseguir a igualdade de direitos políticos e sociais para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, assinalou que o objetivo do encontro é defender "muitos modelos de família e não apenas um".
"A diversidade familiar é muito ampla e a Igreja Católica não pode ficar alheia a isso", disse Sánchez, que, no entanto, afirmou não estar contra a visita do papa, mas sim de sua intenção de "impor a mensagem dos poderosos".
"Querem nos mostrar que continuam poderosos, mas nós não queremos voltar aos tempos obscuros quando a igreja impunha seus ideias", opinou.