Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Invasão russa

Cerca de 13 milhões de pessoas estão retidas na Ucrânia

Pessoas passam ao lado dos escombros de um prédio danificado por bombardeios em Kiev, Ucrânia. (Foto: EFE/EPA/MIGUEL A. LOPES)

Ouça este conteúdo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) indicou nesta sexta-feira (25) que cerca de 13 milhões de pessoas estão impedidas de sair de áreas afetadas pelos ataques e não podem escapar devido, por exemplo, ao estado das rodovias e outras passagens.

"Não podem sair pela destruição das vias, bloqueios ou falta de informação sobre para onde se dirigir para encontrar segurança e ajuda", afirmou a representante da Acnur para a Ucrânia, Karolina Lindholm, por meio de videoconferência.

Essa população que está retida, caso consiga deixar os locais onde está, aumentará o número de deslocados internos e refugiados por consequência do conflito.

A invasão pelas tropas russas provocou, em um mês, o deslocamento de 6,5 milhões de pessoas no território ucraniano e a fuga de 3,7 milhões de pessoas para outros países, segundo os dados mais recentes da Acnur.

Lindholm afirmou ainda que a ajuda internacional chegou de forma massiva, com as autoridades locais sendo responsáveis por liderar "a resposta humanitária desde o primeiro minuto, o que estão fazendo de forma extraordinária".

Para tentar lidar com a magnitude do deslocamento interno, a representante da Acnur afirmou que está trabalhando com responsáveis locais na identificação de prédios e outras instalações que possam ser convertidos em centro de recepção coletivos.

"Milhões de pessoas precisam de apoio para ter um lugar onde viver a médio e a longo prazo", disse Lindholm. "Passou um mês desde que tudo isso começou, e agora é uma crise que evolui segundo a segundo", completou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.